top of page
Bg azul.jpg

Nossa
História

Assembleia_de_trabalhadores_na_Filó.jpg
Encontro_das_mulheres_costureiras_Federação.jpg

A Associação dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo, foi fundada em 21 de maio de 1982, tendo como presidente Sr. Nezi Baptista Jones. Em 23 de novembro de 1982 acontece em uma assembleia, a aprovação da transformação da Associação para Sindicato e em 11 de outubro de 1983 é reconhecido oficialmente como Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo pelo Ministério do Trabalhado. A fundação do Sindicato foi incentivada pela diretoria da Filó S/A, que tinha por objetivo enfraquecer o Sindicato dos Trabalhadores Têxteis, que na época representava os trabalhadores da Filó e tinha merecido reconhecimento por ser uma instituição combativa. 

 

Em 11 de Junho de 1984 o Sr. Jaime Silva, profissional que trabalhava na malharia da fábrica de Filó, foi eleito presidente da entidade. Em 10 de setembro de 1984, O Sindicato aprova a filiação à Federação dos Trabalhadores nas Industria do Vestuário do Estado do Rio de Janeiro (FTIVERJ) e, no mesmo período, se filia também à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) entidades que permanecem em uma constante luta em prol de melhores condições de vida e de trabalho aos industriários brasileiros.

Em 1990, foi eleito o Sr. Carlos Roberto Veronese, que ficou no mandato até o dia 5 de abril de 1997, por ter falecido em um acidente de carro. 

Um sindicato forte e de luta é a melhor forma de resistir aos ataques contra a classe trabalhadora e avançar em nossas conquistas.

"

O sindicato funcionava em uma sala alugada na Avenida Alberto Braune, 18, sala 701, onde ficou da fundação até 1995, que por conta de dificuldades financeiras, teve que mudar-se para uma sala no prédio do Sindicato dos Têxteis, permanecendo até setembro de 1999. Finalmente, em 04 de outubro de 1999, conseguimos adquirir nossa sede própria, situada na região central e principal avenida da cidade, na Av. Alberto Braune, n° 04. O Sindicato instalou-se em um amplo espaço com 5 salas.


Em 14 de Maio de 1997, assumiu a presidência a Sra. Luzia Falcão, tendo sido eleita para terminar o mandato do presidente falecido. Luzia era costureira na fábrica Filo S/A e ficou na presidência até o ano de 2012.

 

A partir do ano de 1998, graças a mobilização dos trabalhadores, o Sindicato patronal passou a negociar com o Sindicato laboral, com uma grande conquista de direitos e avanços para a categoria dos Vestuários de Nova Friburgo.

 

Ainda em novembro de 1999, foi inaugurado um departamento médico, que contava com clínica geral, pediatria e ginecologia que atendia aos sócios e seus dependentes. 

 

Reorganizou-se o Departamento jurídico, que ajuizou diversas ações, principalmente cobrando a diferença do salário pago por fora. Em outra sala, equipou-se um auditório para realização de cursos, assembleias e reuniões que auxiliam o movimento social de nossa cidade. Com intuito de ajudar na inclusão digital, foi montado um Departamento de informática direcionado para o trabalho. Também foram realizados diversos cursos de formação através do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). 

 

De 2012 em diante, ocorre uma mudança na diretoria do Sindicato, passando a ser dirigido por um colegiado, onde os sócios-diretores eleitos atuam em secretarias especificas, não havendo mais a figura de presidente. Assim, a direção passou a tomar decisões mais coletivas que estimulam o debate. Estruturamos a administração do Sindicato com o firme propósito de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores da nossa categoria.

 

Há muito tempo, o Sindicato está nas ruas contra a desigualdade, na luta por mais direitos para o trabalhador e contra assuntos que são importantes para os trabalhadores da região, como por exemplo, contra privatização da água no Município, contra o monopólio da empresa de ônibus etc. Tivemos algumas conquistas que foram obtidas com muita luta e estamos inseridos em todos os movimentos populares que lutam por melhores condições de vida para os trabalhadores.

Manifestação_Filó1 (90s).jpg
Manifestação_na_porta_Filó.jpg
Diretoria__.jpg
bottom of page