top of page
  • Branca Ícone Instagram

STIVNF segue nas reivindicações após negativa com Sindvest

Os dois sindicatos não entram em consenso.


Entre os pedidos estão: Vale refeição e auxílio creche; planos de saúde; política para melhoria do ambiente de trabalho e redução da jornada de trabalho.


Aumento salarial só seguiu o índice do INPC.


No começo de feveiro deste ano, o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Vestuário (STIVNF) enviou à Comissão de Negociação do Sindicato Patronal diversas reivindicações da categoria que fazem parte da Campanha Salarial como tema: "Valorização de quem tem valor".


No documento oficial (ofício de n°003/2025) conforme citado abaixo os pedidos buscavam diálogo e melhorias nas condições das costureiras e costureiros, que na prática movimentam toda cadeia produtiva e econômica.


"Como a Convenção Coletiva de Trabalho vigente, tem validade até 30 de abril de 2026, após dos debates na assembléia deste sindicato realizada no dia 13 de fevereiro de 2025 foram aprovadas as seguintes propostas a serem encaminhadas a este sindicato para iniciarmos as tratativas a respeito do reajuste salarial e incorporação das seguintes propostas CCT vigente:


  • Reajuste com INPC apurado de 1° de maio de 2024 até 30 de abril de 2025 - acrescido de 3% (três por cento);

  • cartão alimentação,

  • vale refeição e auxílio creche;

  • planos de saúde,

  • política para melhoria do ambiente de trabalho,

  • redução da jornada de trabalho,

  • revisão das funções e pisos."


Já no mês de maio, seguindo a Campanha Salarial, o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Vestuário realizou nova reunião junto com o sindicato patronal, o Sindvest.


Diante da negativa do patronal, em relação às propostas que foram aprovadas em assembleia com os trabalhadores da categoria e enviadas para a comissão de negociação foi decidido que ambos sindicatos irão voltar a discutir as alterações nas cláusulas da conveção vigente, quando o STIVNF tiver sinalização de melhorias verdadeiras por parte do Sindvest.


Em relação ao avanço salarial, somente foi acordado a melhoria do índice de reajuste salarial pelo INPC e a implantação de benefícios em convenção coletiva.


Assim, o STIVNF entende que somente assim vai ter verdadeiras condições de mostrar à categoria o interesse de melhoria do quadro atual.

O objetivo das reuniões e campanhas tem o intuito de amenizar a situação caótica na categoria, tanto quanto necessidade criar alguns beneficios para atrair novos trabalhadores.


O STIVNF também destaca a falta de ações claras a respeito da precarização dos direitos dos trabalahdores, através da crescente infomalidade.


Com isso, o STIVNF segue na luta às reivindicações da categoria e aguarda nova rodada de negociação com o patronal.

Foto: Campanha Salarial - Divulgação/STIVNF

 
 
 

Comments


Contato:

Av. Alberto Braune, 04/116 - Centro Nova Friburgo - RJ

Segunda a Quinta de 08 às 18 horas
Sexta de 08 às 17 horas

(22) 2522-6597

(22) 9 9202 - 9682

Siga-nos nas Redes

  • Ícone do Facebook Branco
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
Botão google play.png

© 2023 Todos os direitos são reservados ao STIVNF

bottom of page