top of page

Outubro Rosa: Entenda a importância desta campanha

Outubro Rosa é um esforço sustentado em direção à conscientização sobre o câncer de mama, um movimento que é celebrado anualmente no mundo todo e que tem por finalidade alertar para a importância do diagnóstico precoce. O câncer de mama é uma das doenças mais fatais para mulheres, quando diagnosticado cedo, a probabilidade de cura chega a 95%.

Por que os laços rosas?

Inicialmente, a data era celebrada apenas em algumas cidades norte-americanas. Para mobilizar a população, as cidades americanas começaram a enfeitar as ruas com laços rosa, idéia lançada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, que também entregou os laços aos participantes da primeira Corrida pela Cura em 1982.

Quais os principais sintomas e como prevenir?

Se durante o autoexame encontrar os seguintes aspectos, consulte um médico o mais breve possível:

  • Nódulos palpáveis na região das mamas e das axilas;

  • Região das mamas com aspecto áspero, similar à casca de laranja e alteração na pele que cobre o local onde foi encontrado algum nódulo.

O autoexame é a melhor maneira de prevenir a ocorrência do câncer de mama, pois permite o diagnóstico precoce da doença e aumenta a eficácia do tratamento. Ele deve ser feito mensalmente a partir dos 20 anos de idade, entre o quarto e o sexto dia após o final do fluxo menstrual.

https://www.instagram.com/p/Cx59jyjxEpg/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng==


25 visualizações0 comentário
bottom of page